A festa de San Juan (São João) é a mais famosa festa que ocorre em La Coruña. Sempre na noite do dia 23 para 24 de junho toda a cidade comemora, de crianças a idosos, a chegada do verão. As praças e bares da cidade ficam repletas de pessoas, mas os principais pontos de comemoração são as praias.
 
IMG_20160621_191300648
 
As pessoas chegam às praias pela manhã para reservar um bom local para festejar e pela tarde fazem as fogueiras que serão acendidas à noite, uma a uma, durante a festa. A prefeitura da cidade doa algumas lenhas, mas a maioria leva madeira de casa, seja um guarda roupa velho, caixas de verduras, portas, tudo que se pode imaginar… até material da universidade alguns estudantes levam para queimar.
 
Além das fogueiras, há muitas pessoas assando sardinhas na praia. Em quase todos os bares também é comum, ao final da tarde do dia 23, fazerem churrasco e sardinhas assadas para os clientes começarem as comemorações de San Juan.
 
À meia noite há uma pequena queima de fogos – pequena mesmo, nada comparado aos fogos de artifício queimados no réveillon brasileiro – e vários balões de luz são lançados ao céu. O efeito dos balões no céu é uma coisa linda!!!
 
13537687_1066158196784924_6067134975810936097_n
 
Confesso que fiquei um pouco assustada com a estrutura de socorro na praia. Havia um posto de emergência especializado bem grande montado com cerca de dez ambulâncias estacionadas, um bote no mar, um jet ski que rodava o tempo todo e em dois pontos altos da praia haviam postos de segurança civil para fiscalizar a festa. Era de impressionar!!
 
Quando as pessoas começaram a ascender as fogueiras eu compreendi melhor o motivo de tantos recursos de socorro. Na minha opinião, as fogueiras são um pouco perigosas. Além das pessoas fazerem umas muito próximas às outras e algumas bem altas, em Coruña venta demais e acabava voando faíscas para todos os lados. Sem contar que ainda existe a tradição de pular as fogueiras e sempre tem um ou outro que “pega fogo”.
 
IMG_20160623_224227350
 
Outra tradição é pular ondas. São nove ondas para aqueles que desejam alcançar seus desejos e, segundo uma galega, há uma quantidade exata também para as pessoas com desejo de engravidar pularem. As pessoas pulam as ondas após a meia noite, muitos depois de já terem bebido muita bebida alcoólica, o que aumenta ainda mais os riscos de acidentes.
 
Deixando os riscos de lado… a festa é realmente encantadora! A energia na cidade é transformada e vale muito a pena conhecer.
 
Abraços… Até o próximo post!

Marina em 26/jun/2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.